EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA TODOS - Aqui encontram-se vídeos produzidos pelos profissionais de Nova Iguaçu. As atividades podem ser aplicadas para todos os alunos com ou sem deficiência e TEA. São para desenvolver habilidades psicomotoras, comunicacionais, escrita e leitura, dentre outros eixos trabalhados na Educação Básica e Inclusiva.
quinta-feira, 9 de abril de 2020
Tranalhando a Páscoa com Origami (arquivo: video 46)
Com uma folha você pode trabalhar e ensinar o que signfica a Páscoa com os pequenos.
Vocabulário Móvel (arquivo :videos 44 e 45)
Com materiais de casa e algumas folhas preparamos um vocabulário móvel para as crianças aprenderem as palavrinhas.
Sopa com formas (arquivo: video 38)
Trabalhando coordenação motora com comandos e reconhecimento de formas.
Podem usar outros materiais e formas.
Números com pregadores e palito de picolé (arquivo: video 37)
.
Com pregadores e palitos de picolé podemos fazer um jogo da soma.
Com pregadores e palitos de picolé podemos fazer um jogo da soma.
Complete a fruta! (arquivo: video 35)
Duas atividades trabalharemos pintura, desenho e colagem, além das cores e autocompletar.
Em uma delas completaremos uma fruta, na outra será atividade de recorte e colagem com desenho e folha.
Palavra-Chave: recorte, colagem, coordenação motora.
Procure o número (arquivo: vídeo 34)
Atividadae para trabalhar lateralidade, reconhecimento de números e organização espacial. Tudo com apenas uma folha de papel e tampinha de garrafa.
Sopa Divertida (arquivo: vídeo 36)
Trabalho divertido com a canção "o que é que tem na sopinha do Neném".
# Palavras-chave: alimentação, frutas, sequência, oralidade, memória, leitura, percepção visual, tato.
Maquetes com materiais recicláveis (arquivo: video 33)
Despertar a criatividade para construir maquetes.
Palavras-Chave: maquete, reciclar, colorir, desenho, recortar, coordenação motora.
Leitura Divertida (arquivo: video 31)
Trabalho com letra inicial, fichas e pregadores. Nesta atividade ocorre associação imagem e palavra. Além da escrita na caixa de areia.
Palavras-chave: alfabetização, letra inicial, leitura, escrita.
Peixinhos no aquário (arquivo: vídeo 30)
Atividade de recorte e colagem com desenho e folha.
Palavra-Chave: recorte, colagem, coordenação motora.
Atividade de Páscoa (Arquivo: vídeo 26)
Construa um lindo coelhinho usando o controno da mão.
Palavras-chave: Recorte, coordenação motora, perceção visual.
Vogais (Arquivo: vídeo 25)
Trabalhando as vogais com palitos, palavra e figura.
Palavras-chave: vogais, leitura, letra inicial.
Jogo da memória tátil (Arquivo: vídeo 24)
vamos construir um jogo da memória tátil com materiais que tenha em casa.
Palavras-chave: memória, percepção tátil.
Atividade de vida diária (Arquivo: vídeo 22)
Atividade de vida diária com utensílios da casa.
Palavras-chave: atividades de vida diária.
Garrafa Sensorial (Arquivo: vídeo 20)
Construção de garrafa sensorial com materiais da casa.
Palavras-chave: coordenação motora, audição, criatividade.
Encaixe as bolinhas (vídeo 19
Vamos encaixar as bolinhas. Esta parte do encaixe foi utilizado um esterilizador para encaixe, mas podemos fazer com papelão.
Palavras-chave: cores, concentração, movimento de pinça, dentro e fora.
Pintura com cotonete (Arquivo: vídeo 18)
Com tinta e cotonete, a criança pode fazer pinturas e completar o desenho.
Ainda que não tenha a coordenação motora fina desenvolvida, é possível colorir e pintar com a técnica de pontilhismo como no vídeo.
Palavras-chave: pintura.
Vamos fazer uma torre! (Arquivo: video 17)
Com algum material rijo disponível, faça círculos que possa empilhar, ganha aquele que não deixa a pilha cair. Também a outra possibilidade, como demonstrada no vídeo pode ser orientar para empilhar quantidades específicas.
Palavras-chave: equilíbrio, quantidade, proporção.
Fura vareta (Arquivo: video 15)
Sempre com o auxílio de adulto e com a supervisão do mesmo vamos trabalhar com palitos de dente e um pote de margarina. Através desta atividade lúdica, a criança vai espetar os palitos em furos previamente feitos.
Trabalharemos noção de quantidade e coordenação motora com esta brincadeira.
Palavras-chave: coordenação motora, quantidade.
Caixa do aprendizado (Arquivo: vídeo 12)
Neste vídeo temos duas atividades e outras muitas possibilidades com o material desenvolvido. Números e a ordem deles, assim como a sequência do alfabeto são alguns descritores a serem trabalhados com a criança.
Palavras-chave: números, letras, alfabetização, equilíbrio, orientação.
Massinha com letras (Arquivo: vídeo 11)
Nesta atividade trabalhamos coordenação motora, e o alfabeto.
Os canudinhos no vídeo podem ser substituídos por feijão.
Palavras-chave: alfabeto, coordenação motora.
Assinar:
Postagens (Atom)
O Mágico de OZ (Leitura do Livro)
Narração e adaptação de Mariluce Groba Andres Ribeiro, para cegos da rede de ensino público do município de Nova Iguaçu - RJ.
-
Palavras- chave: vogais, consoantes, sílabas.
-
Com materiais de casa e algumas folhas preparamos um vocabulário móvel para as crianças aprenderem as palavrinhas.