quinta-feira, 9 de abril de 2020

Tranalhando a Páscoa com Origami (arquivo: video 46)



Com uma folha você pode trabalhar e ensinar o que signfica a Páscoa com os pequenos.

Vocabulário Móvel (arquivo :videos 44 e 45)





Com materiais de casa e algumas folhas preparamos um vocabulário móvel para as crianças aprenderem as palavrinhas.

Sopa com formas (arquivo: video 38)



Trabalhando coordenação motora com comandos e reconhecimento de formas.
Podem usar outros materiais e formas.

Números com pregadores e palito de picolé (arquivo: video 37)

.

Com pregadores e palitos de picolé podemos fazer um jogo da soma.

Complete a fruta! (arquivo: video 35)






Duas atividades trabalharemos pintura, desenho e colagem, além das cores e autocompletar.

Em uma delas completaremos uma fruta, na outra será atividade de recorte e colagem com desenho e folha.


Palavra-Chave: recorte, colagem, coordenação motora.

Procure o número (arquivo: vídeo 34)



Atividadae para trabalhar lateralidade, reconhecimento de números e organização espacial. Tudo com apenas uma folha de papel e tampinha de garrafa.

Sopa Divertida (arquivo: vídeo 36)



Trabalho divertido com a canção  "o que é que tem na sopinha do Neném".

# Palavras-chave: alimentação, frutas, sequência, oralidade, memória, leitura, percepção visual, tato.

Maquetes com materiais recicláveis (arquivo: video 33)



Despertar a criatividade para construir maquetes.


Palavras-Chave: maquete, reciclar, colorir, desenho, recortar, coordenação motora.

Leitura Divertida (arquivo: video 31)








Trabalho com letra inicial, fichas e pregadores. Nesta atividade ocorre associação imagem e palavra. Além da escrita na caixa de areia.

Palavras-chave:  alfabetização, letra inicial, leitura, escrita.

Peixinhos no aquário (arquivo: vídeo 30)



Atividade de recorte e colagem com desenho e folha.


Palavra-Chave: recorte, colagem, coordenação motora.

Atividade de Páscoa (Arquivo: vídeo 26)



Construa um lindo coelhinho usando o controno da mão.

Palavras-chave: Recorte, coordenação motora, perceção visual.

Vogais (Arquivo: vídeo 25)



Trabalhando as vogais com palitos, palavra e figura.

Palavras-chave: vogais, leitura, letra inicial.

Jogo da memória tátil (Arquivo: vídeo 24)




vamos construir um jogo da memória tátil com materiais que tenha em casa.

Palavras-chave: memória, percepção tátil.

Atividade de vida diária (Arquivo: vídeo 22)



Atividade de vida diária com utensílios da casa.

Palavras-chave: atividades de vida diária.


Garrafa Sensorial (Arquivo: vídeo 20)



Construção de garrafa sensorial com materiais da casa.

Palavras-chave: coordenação motora, audição, criatividade.

Encaixe as bolinhas (vídeo 19



Vamos encaixar as bolinhas. Esta parte do encaixe foi utilizado um esterilizador para encaixe, mas podemos fazer com papelão.

Palavras-chave: cores, concentração, movimento de pinça, dentro e fora.

Pintura com cotonete (Arquivo: vídeo 18)



Com tinta e cotonete, a criança pode fazer pinturas e completar o desenho.
Ainda que não tenha a coordenação motora fina desenvolvida, é possível colorir e pintar com a técnica de pontilhismo como no vídeo.

Palavras-chave: pintura.

Vamos fazer uma torre! (Arquivo: video 17)



Com algum material rijo disponível, faça círculos que possa empilhar, ganha aquele que não deixa a pilha cair. Também a outra possibilidade, como demonstrada no vídeo pode ser orientar para empilhar quantidades específicas.

Palavras-chave: equilíbrio, quantidade, proporção.


Fura vareta (Arquivo: video 15)



Sempre com o auxílio de adulto e com a supervisão do mesmo vamos trabalhar com palitos de dente e um pote de margarina. Através desta atividade lúdica, a criança vai espetar os palitos em furos previamente feitos.
Trabalharemos noção de quantidade e coordenação motora com esta brincadeira.

Palavras-chave: coordenação motora, quantidade.

Caixa do aprendizado (Arquivo: vídeo 12)



Neste vídeo temos duas atividades e outras muitas possibilidades com o material desenvolvido. Números e a ordem deles, assim como a sequência do alfabeto são alguns descritores a serem trabalhados com a criança.


Palavras-chave: números, letras, alfabetização, equilíbrio, orientação.

Massinha com letras (Arquivo: vídeo 11)



Nesta atividade trabalhamos coordenação motora, e o alfabeto.
Os canudinhos no vídeo podem ser substituídos por feijão.

Palavras-chave: alfabeto, coordenação motora.

Trabalhando com numerais e quantidades 2

Trabalhando com numerais e quantidades

O Mágico de OZ (Leitura do Livro)

Narração e adaptação de Mariluce Groba Andres Ribeiro, para cegos da rede de ensino público do município de Nova Iguaçu - RJ.